domingo, 8 de abril de 2012

Questão de fé


Quantas vezes nos questionamos se Deus nos ouve ou não. E se nos ouve porque demora em responder e atender?
Vamos fazer uma Lectio Divina para nos ajudar nesta questão.

“Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração”. Lucas 1,13

O Evangelho de São Lucas nos versículos 13 ao 25 nos fala de Zacarias que ficou perturbado e se assustou com a presença do anjo, primeiro porque a visão de um anjo naquela época podia significar que a morte estava próxima, segundo porque o anjo lhe anunciou uma promessa a ser cumprida em sua vida particular, e o versículo 8 nos mostra que Zacarias estava exercendo diante de Deus as funções de sacerdote, ou seja, ele estava orando pelo povo, estava diante de Deus representando todo o povo e o anjo lhe comunica a graça, o milagre a ele. Certamente ele se assustaria e duvidaria, pois até pergunta: “Donde terei certeza disso?” v.18a. Diante disso o anjo anuncia que ele ficará mudo, claro, para que ele não manifestasse ao povo uma descrença inicial, mas, não olhemos para isso no momento, olhemos para a Sabedoria de Deus que usou do milagre na vida de Zacarias para um bem de todo o povo e, ele apesar de tanto tempo de espera por este milagre, não deixou de lado sua missão de servir a Deus e ao povo. Imaginemos o que eles não ouviam de alguns: “vocês servem a Deus, estão sempre oferecendo sacrifícios ao Senhor e Ele não ouve a oração de vocês, larga isso, já estão velhos, vão descansar, aproveitar a vida que ainda resta, já não tem mais jeito”. Quanta provação na vida deste homem, uma juventude inteira, idade adulta e inicio da velhice a espera da ação de Deus, porque naquela época ainda não ter filhos era sinônimo de maldição de Deus.

Mas chegou o momento da realização do milagre, aquilo que era impossível para Zacarias e Isabel, foi realizado por Deus, que não deu a eles apenas um filho, mas sim um profeta para todo povo, homem forte que preparou o caminho do Cristo, que apontou e anunciou quem é o Cordeiro de Deus.

Encontramo-nos muitas vezes como Zacarias, a espera de uma resposta de Deus, mas não podemos desanimar e sustentarmos um olhar egoísta e não servir na construção do Reino de Deus, porque “acho” que Deus não me ouve, ou porque a caminhada está difícil, a cruz pesada e outros argumentos semelhantes. Algo é exato nesta fase, sempre teremos argumentos e fatos suficientes para desistir e abandonar a fé, Zacarias também tinha, porém não deixou de exercer sua missão (cf. Lc 1,8) e o milagre aconteceu em sua vida, na hora em que Deus havia planejado desde toda a eternidade.

Que nossa confiança seja semelhante a do salmista: “O Senhor escutou a minha oração, o Senhor acolheu a minha súplica” Salmo 6,10

Grande abraço...

Paz e Bem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário